A consulta pública à Central de Escrituras e Procurações (CEP) já está disponível, permitindo o acesso a informações sobre atos notariais realizados em todo o país. A plataforma concentra dados de mais de 95 milhões de documentos lavrados em cartórios, sendo cerca de 41 milhões de escrituras públicas e 54 milhões de procurações. É um recurso relevante para rastrear indícios de patrimônio em nome de pessoas físicas ou jurídicas.

O serviço, regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça, tem como foco ampliar a efetividade na recuperação de créditos, especialmente em execuções judiciais, ações de alimentos e outras demandas que dependem da localização de bens. A iniciativa fortalece o combate à ocultação patrimonial e promove maior acesso à informação por parte de credores, advogados e demais interessados.

A pesquisa pode ser feita no site buscacep.org.br, mediante uso de certificado digital ICP-Brasil ou certificado notarizado. A consulta é segura, auditável e pode ser realizada a qualquer hora, todos os dias. O sistema informa cartório, número do livro e folhas, além do tipo de ato praticado. Também é possível solicitar a certidão eletrônica do documento.