O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região deu um passo importante na modernização da Justiça do Trabalho ao incorporar o Sistema Galileu, uma inteligência artificial voltada ao auxílio na elaboração de decisões judiciais. O anúncio foi feito durante uma aula magna no Fórum Ruy Barbosa, em São Paulo, reunindo autoridades e servidores(as) da área, com participação de representantes do STF e do TRT da 4ª Região — responsável pelo desenvolvimento da tecnologia.

Com capacidade para analisar automaticamente petições e defesas, o Galileu identifica os principais pedidos das partes e propõe resumos com argumentos jurídicos sugeridos, atuando como ferramenta de apoio à atividade jurisdicional. A proposta é promover mais agilidade na tramitação processual, uniformidade nas decisões e racionalização do tempo dedicado a tarefas repetitivas.

Além de adotar a solução, o TRT-2 também será referência na formação de profissionais da Justiça do Trabalho em todo o país para utilização do sistema. O acordo de cooperação técnica entre os TRTs da 2ª e 4ª Regiões reforça o compromisso institucional com a inovação responsável. Segundo o presidente do TRT-2, trata-se de uma transformação silenciosa, mas decisiva, que exige preparo ético e visão estratégica para guiar o uso consciente da tecnologia no Judiciário.